Criando Componentes ASX

Da ArchiStation

Revisão das 05h56min de 9 de Julho de 2012 por Hemero (discussão | contribs)
(dif) ← Revisão anterior | Revisão actual (dif) | Revisão seguinte → (dif)

A criação de Componentes ASX é uma das mais interessantes e produtivas formas de se utilizar a tecnologia ASX. São componentes inteligentes, desenhados a partir de scripts, que podem mudar de forma de acordo com os ajustes em suas propriedades.

Para conhecer todos os Componentes ASX que já estão incluídos na biblioteca do ArchiStation clique aqui. 


Escada rolante
Guarda-Corpo #1
Painel #1

ComponentesASX.jpg


Tutorial: Criação de um novo componente ASX

1. No Quadro Lateral <F11> selecione a guia Componentes.


2. Clique sobre o ícone Criar um novo componente.


Asx-novo.png


3. Na caixa de dialogo selecione a opção ASX - Baseado em Script.


Asx-templates.png


4. A caixa de dialogo seguinte conterá opções de modelos de script parcialmente prontos para uso, você poderá escolher a opção que lhe convier, mas para este exemplo selecione a opção Baseado em dois pontos editáveis.


O modelo escolhido cria os pontos p1 e p2 nas propriedades do componente que podem ser acessados pelo script, e declara duas funções essenciais para seu funcionamento. A função Insert() chamada para administrar a coleta de informações do usuário ao inserir o componente no desenho, e a função Create(), chamada pelo sistema quando for necessário criar ou recriar a sua geometria.


5. Altere o nome do componente modificando na caixa Nome do componente o texto de ASX-1 para Linha.


6. Edite a função Create() para incluir as instruções mostradas no quadro a seguir:


void Create()
{ 
  Line(p1, p2);
}  


7. Pressione o botão Fechar para encerrar a edição do script.


Pronto! Você criou seu primeiro componente ASX. Ele desenha apenas uma linha entre dois pontos indicados pelo usuário. Para inserir-lo selecione o componente Linha no gerenciador de componentes do Quadro Lateral e arraste para a tela de edição.

Ao inserir o componente a função Insert() é chamada. Repare que as frases que aparecem no Quadro de comando enquanto indica os pontos de inserção do componente são as mesmas das instruções Prompt() declaradas no código da função Insert(). Você poderá modificar as instruções desta função para coletar os dados de acordo com as propriedades que seu componente necessitar.

Logo depois de indicar os dois pontos a função termina, e então a função Create() é chamada para criar a geometria do componente, que simplesmente usa a instrução Line() para desenhar a linha entre os pontos p1 e p2 declarados nas propriedades do componente como objetos da classe point.


Para saber mais sobre a tecnologia ASX, faça o download do Guia de programação ASX, disponível na seção Downloads.
modificada em 9 de Julho de 2012 as 05h56min ••• 31 065 visualizações